Cisne negro

  • . . .

Aprendi com uma consultoria de investimentos que os cisnes negros, isso é, eventos imprevisíveis, podem desvalorizar nosso portfólio de investimento.

Sendo assim, o autor desse conceito, Nicolas Taleb, diz que devemos ter a maior parte do portfólio em pouco risco e uma pequena parte em muito risco.

Assim, se tudo der errado perdemos pouco e se der certo ganhamos muito.

Me parece muito bom para ser verdade. Onde está a falha no meu raciocínio?

Aprendiz Perguntado em em 4 de abril de 2018
Estratégias.
Adicionar Comentário
3 Resposta(s)
  • . . .

O que você considera baixo risco? Seria a renda fixa? E alto risco? Seria a bolsa, em geral?

Como você pensa em ganhar “muito” se a maior parte do capital estiver alocada em uma aplicação que mal cobre a inflação?

Investir em boas empresas, ou seja, empresas bem geridas, lucrativas, superavitárias e com bons projetos para o futuro é risco alto? Eu não vejo assim, e o histórico de muitos investidores mostra que de fato não é. Há muita confusão quando se fala em risco e volatilidade. A volatilidade faz com que o preços das ações suba e caia, muitas vezes sem refletir a realidade do negócio, que é o que importa. O risco é a empresa quebrar ou você precisar do dinheiro em um determinado momento. O primeiro você mitiga analisando e acompanhando os negócios e o segundo fazendo um planejamento financeiro de longo prazo.

O investimento de alto risco, de fato, não combina com o “grosso” do portfólio. Mas a questão é definir o que é alto risco.

Investidor Respondido em 4 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Não existe almoço grátis.

Vamos supor que você bote 1% do seu patrimônio em ativos de alto risco. O que acontece se dobrar? Você ganha 1%. Nada demais.

Portanto, existe uma falha homérica neste racional. Não existe essa de ganhar pouco colocando poucas fichas na mesa. Se você quer ganhar, vai ter que fazer investimento relevante de seu capital.

 

Faixa Preta Respondido em 4 de abril de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Na minha opinião o cisne negro não seria uma estratégia de um “Investidor de Valor”, mas sim de um “Especulador”.

Seria na essência uma aposta ou uma espécie de jogo de azar.

Você precisa se definir: sou um “Especulador” ou um “Investidor de Valor”?

Experiente Respondido em 5 de abril de 2018.
Adicionar Comentário

Sua resposta