Buy and hold, day trade, swing trade

  • . . .

Qual é a melhor estratégia para negociar ações??

Aprendiz Perguntado em em 21 de setembro de 2018
Estratégias.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Olhe para investidores mais bem sucedidos ao redor do mundo.

Eles tem algo em comum, fazem uso da filosofia de investimento em valor e sabem que essa é uma estratégia de longo prazo.

A filosofia se resume em: ações devem ser vistas como frações de um negócio. Um investidor deve analisar minuciosamente as demonstrações financeiras de um ativo e determinar seu valor intrínseco, para então alocar seu capital em oportunidades em que o preço é inferior ao valor do negócio.

Basicamente o investimento em valor busca trocar uma soma de dinheiro (preço total) por uma soma maior de valor (o valor intrínseco). Como diria Warren Buffett: “Preço é o que você paga, valor é o que você recebe”.

Para um ativo ter valor intrínseco, ele precisa gerar fluxo de caixa. Uma obra de arte, por exemplo, não possui valor intrínseco. Ela não gera fluxo de caixa, portanto seu preço está unicamente atrelado a oferta e procura, e não tem premissas racionais para determinação de seu valor. É uma especulação.

Uma ação comprada para fazer day trade, do mesmo jeito,  não é negociada pelo seu valor intrínseco e sim com base em especulação. O trader não segura o papel por tempo suficiente para que o valor intrínseco dos fluxos de caixa gerados no negócio sejam refletidos no preço. Ele trabalha com tendências e não tem os juros compostos a seu favor.

 

Ações ou cotas de fundos imobiliários, que são frações de complexas estruturas de negócio, geram lucro independentemente das variações nas cotações de mercado. Esse lucro pode ser reinvestido ou distribuído com seus sócios.

O fluxo de caixa gerado por eles ao longo do tempo tem valor intrínseco. Eventualmente o preço irá convergir para o valor, pois um fluxo de dinheiro não passa desapercebido ao longo dos anos. Isso é um investimento, você compra baseado em evidências, não em especulações.

No curto prazo o mercado o mercado precifica a opinião das pessoas, mas no longo prazo ele acerta o valor. Essa noção, de maneira resumida, é o que permitiu indivíduos como Warren Buffett, Luiz Barsi, Ray Dalio, Charlie Munger, entre muitos outros, se tornarem bilionários. Eles tiraram proveito, ao longo da vida, dos momentos em que o mercado aceitava vender “1 real por 50 centavos”.

Experiente Respondido em 21 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta