Boa tarde! Pretendo vender um imóvel e em seguida investir o dinheiro em FIIs, no entanto, fico na dúvida em relação ao imposto sobre o ganho de capital sobre esse imóvel. FIIs cumprem função habitacional?

  • . . .

Boa tarde!
Estou com a seguinte dúvida em relação a fundos imobiliários (FIIs).
Pretendo vender um imóvel e em seguida investir o dinheiro em FIIs, no entanto, fico na dúvida em relação ao imposto sobre o ganho de capital sobre esse imóvel que pretendo vender.
Sei que o IR sobre o lucro vai ser de 15%, porém não vou ser taxado caso compre outro imóvel com esse valor dentro do prazo de 180 dias.
Com a seguinte situação hipotética:
Vendo meu imóvel hoje, e amanhã mesmo já invisto o dinheiro em FIIs, nesse caso, vou ser taxado com o IR de 15%? FIIs, entram na categoria de imóveis (como os convencionais), cumprindo um função habitacional? Onde encontro leis desse tipo sobre os FIIs?
E se eu quisesse investir em ações e não FIIs esse mesmo valor, teria a taxação de 15% de IR?

Aprendiz Perguntado em em 14 de janeiro de 2020
Fundos Imobiliários.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Até onde sei não. E, pelo texto da lei, também não. Entretanto, não sou advogado. Procure um especialista. E tome cuidado com a gestão de risco: não é porque um youtuber famoso vendeu o apartamento dele que isto é o melhor para você. Fazer isso em bullmarket pode parecer óbvio. E no bear? Detalhe: o bear pode vir amanhã.
Investidor Respondido em 30 de janeiro de 2020.
Adicionar Comentário

Sua resposta