Boa tarde, é interessante ter uma parte da carteira em renda fixa para alguma oportunidade de compra na baixa? Caso seja,devo ter a mais do que deixo para reserva de emergência (6 mese sal.)?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 11 de março de 2019
Ações.
Adicionar Comentário
3 Resposta(s)
  • . . .

Depende da sua tolerância a risco. Você manteria a calma e a racionalidade vendo seu patrimônio desvalorizar 50% ou mais? Se sim a reserva de emergência já é suficiente, e você pode utilizar os dividendos para adquirir as oportunidades na baixa, pois você não precisa comprar na hora exata em que as ações se desvalorizam, um cenário de 50% de queda não costuma ficar na baixa por apenas alguns dias. Caso você não sinta-se confortável com tamanha desvalorização, uma exposição maior a renda fixa possa vir a se fazer necessária.

Espero ter ajudado. Sucesso nos investimentos!

 

Experiente Respondido em 11 de março de 2019.

Obrigado pela reposta. Faço aportes mensais, então você acredita que somente mantendo esses aportes em um momento de crise eu conseguiria surfar toda a onda de baixa?

em 11 de março de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Sim, os maiores investidores costumam fazer isso. Luiz Barsi por exemplo, não possui exposição a renda fixa.

 

Desculpa a demora, não recebi a notificação do comentário.

 

Experiente Respondido em 13 de março de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Eu acho interessante você ter sua reserva de emergência e não utilizar ela para comprar ações em oportunidades (afinal, nunca se sabe quando a emergência vai acontecer). Visto isso, também é bastante útil e necessário você ter uma porcentagem da sua carteira como “reserva de oportunidades” e essa sim você utiliza em momentos de baixa. Ou seja, mesmo fazendo aportes mensais, terão meses em que não terão boas oportunidades de compra na bolsa, desta forma você deixa na reserva de oportunidades (renda fixa com liquidez) e deste modo aproveita para comprar boas ações com preços atrativos.

Com relação a porcentagem em renda variável e renda fixa, vai de acordo com o seu perfil. O importante é você sentir tranquilidade ao investir.

Investidor Respondido em 22 de março de 2019.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta