Até que taxa pode cair o tesouro IPCA+ 2050 com juros semestrais com a reforma da previdência? Pode chegar a 3% ao ano real?

  • . . .
Aprendiz Perguntado em em 10 de julho de 2019
Tesouro Direto.
Adicionar Comentário
3 Resposta(s)
  • . . .

Ótima pergunta, Luis. Eu diria que por hora, com essa reforma atual seria muito otimista esperar que a taxa caia abaixo de 3%. Porém, caso seja possível no futuro incluir a capitalização na proposta e ainda inserir estados e municípios na reforma é possível que a taxa chegue neste nível, pois isto reduziria consideravelmente o risco de crédito de longo prazo da economia brasileira.

Por fim, é importante lembrar que essas taxas também só existirão caso o resto do mundo se mantenha com juros baixos como está atualmente.

Experiente Respondido em 10 de julho de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Poder, pode… já tem lugar praticando taxa de juro negativas…

Pelas falas do Guedes, acabou a festa da renda fixa. Pós previdência, se as coisas andarem bem, e sinalizarem boas perspectivas para reformas trabalhistas e tributarias, pode ir abaixo. Mas os juros caem até a inflação comecar a subir… e a esquerda ou algum populista pode sempre voltar aí… Brazil is not for beginners, Tom said!

Lembrando que com IPCA de uns 3.5% e juro de 3%… teu irpf te deixa um ganho liquido de 2%aa

Investidor Respondido em 10 de julho de 2019.
Adicionar Comentário
  • . . .

Acho difícil atingir esse patamar. O FED ( banco central americano) esta dando indícios de que nao pretende baixar mais a taxa de juros e se nosso taxa fica muito próxima da americana ocorre fuga de capital para os EUA já que o risco é muito menor

Investidor Respondido em 26 de agosto de 2019.
Adicionar Comentário

Sua resposta