Análise técnica

A Suno acredita em análise técnica? Devo aliar esta às minhas análises fundamentalistas?

Perguntado em em 3 de setembro de 2018
Estratégias.
Adicionar Comentário
3 Resposta(s)

A Suno acredita em evidências, não em especulação. Análise gráfica e análise fundamentalistas não são correlacionadas, uma se baseia em especulações e o outro em investimentos.

A diferença entre os dois é: investimentos geram um fluxo de caixa ao longo do tempo para benefício dos donos, especulações não. Os retornos ao especular dependem exclusivamente das peculiaridades do mercado na realização da compra e venda do ativo.

Se você investe, você está comprando algo que está sub-precificado com relação ao seu valor intrínseco. Uma ação, que é uma fração de uma complexa estrutura de negócio, gera fluxo de caixa independentemente das variações na cotação de mercado, por isso você está comprando algo que tem um valor maior do que o preço, e você chegou a essa conclusão através da análise de evidências. O preço eventualmente irá convergir para o valor, e enquanto isso não ocorre, o acionista espera pacientemente, usufruindo dos dividendos em muitos casos.

Agora, se você tenta prever variações de curto prazo, você não está baseando suas decisões em evidências. Você está a mercê da oferta e procura de curto prazo, que muitas vezes é irracional e imprevisível, pois inúmeros motivos levam as pessoas a decidirem comprar ou vender seus ativos. Também, eventos completamente imprevisíveis (cisnes negros) podem ocorrer, revertendo qualquer tendência.

Especulações podem parecer dar certo em algumas situações, e isso serve de reforço ao indivíduo. Agora, no longo prazo, especular não ajuda nos investimentos. Essa opinião não é só minha, ela é compartilhada por alguns bilionários como Warren Buffett, Charlie Munger, Ray Dalio, Seth Klarman,  Carl Icahn, David Tepper, entre outros.

Me diga o nome de um grafista bilionário. Ok, com centena de milhão. Exatamente, não existem.

No longo prazo, a intervenção do julgamento especulativo humano nas decisões de investimentos não são positivas, elas deterioram sua performance.

 

Respondido em 4 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário

Boa noite creio que análize gráfica para investimento de ações no longo prazo não é uma premissa de primeiríssima importância……….até da para olhar os gráficos para ver se o ativo está muito sobrecomprado ou em um teto histórico……ou se ele está com preço muito descontado na sua cotação histórica………mas isso depois de ler bastante o site de RI da empresa entender o negócio saber o que ela faz ou produz quanto fatura……..para quem vende …….analisar os indicadores  etc etc…..

Eu acredito que o preço responde aos fundamentos do ativo……..então se entender os fundamentos da empresa vai de certa forma saber para onde “talvez” poderá ir o gráfico…….pois o gráfico acompanha os fundamentos e não são  os fundamentos  que acompanham os gráficos……..essa é minha humilde opinião ……valeu…..

 

Respondido em 4 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário

Colocações sabias e precisas, Alberto, obrigado.

Respondido em 4 de setembro de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta