Alocação

Composição ideal entre renda fixa e renda variável, existe?

Aprendiz Perguntado em 31 de agosto de 2018 em Carteira.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • 2 Resposta(s)

    Não. A composição varia de acordo com a situação do mercado. O objetivo de um investidor é maximizar seus ganhos no longo prazo, através de decisões de investimento e não de especulações.

    Se num determinado momento você encontra diversas oportunidades em ações, onde o preço está subvalorizado com relação ao valor intrínseco, propiciando uma margem de segurança, faz pouco sentido alocar em renda fixa.

    Agora, se você vive uma situação de mercado em que as empresas apresentam múltiplos elevados e existem poucas oportunidades com retornos projetados atrativos, pode ser uma decisão mais assertiva colocar o dinheiro em renda fixa de alta liquidez, para esperar pacientemente por novas oportunidades na renda variável.

    É um constante trade-off entre aproveitar as oportunidades presentes, e ficar de “tocaia” aguardando novas barganhas. O percentual do portfólio deve ser dosado de acordo com a visão macroeconômica do investidor.

    Experiente Respondido em 31 de agosto de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)

    Boa noite tudo bem….

    Também depende muito do perfil de cada investidor……alguns investidores ficam a vontade com 100% em renda variável eternamente ampliando posições nela..

    Outros já ficam a vontade com uma determinada base percentual  50%  renda fixa x 50% renda variável  ou 60% x 40%  ou  80% x 20%

    Outros tem aversão a volatilidade e investem somente em produtos de renda fixa….

    Enfim vai depender do perfil de cada investidor (não vou dizer qual o certo pois cada um é diferente de outro)…

    Segundo muitos orientadores que sigo os mesmos advogam 100% em renda variável somente ações ou então uma base percentual também na renda variável por exemplo  70% ações 30% fundos imobiliários ou então outras bases percentuais……

    Creio que este percentual em renda variável na maioria das vezes vai aumentando na carteira ao passo que o investidor vai conhecendo mais sobre as ações e FIIs  e também com isso vai entendendo as oscilações de mercado e ficando a vontade com a volatilidade…..

    No geral a maioria começa 100% na renda fixa e ao passar dos anos vai migrando para RV ao passo que vai estudando e entendendo….

    valeu

    att

    Experiente Respondido em 1 de setembro de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.