3 meses os meus custos mensais em reserva de emergência é suficiente para servidor publico ou depende de cada um?

  • . . .
Respondido

sou servidor publico e possuo 3 meses os meus custos mensais em CDB com liquidez diaria .minha pergunta é se isso é suficiente ou vai do perfil de cada um?

Aprendiz Perguntado em em 5 de março de 2018
Renda Fixa.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Melhor resposta

Vai do perfil de cada um.

Você como servidor público, que possui maior estabilidade (apesar de não ser 100% estável – olhe o que acontece com os servidores do RJ), pode se dar ao luxo de ter uma reserva proporcionalmente menor do que profissionais liberais de setor cíclicos como arquitetos e decoradores.

Possuir três meses de reserva para o seu caso me parece suficiente. Vale lembrar que investir em ações pode ser considerado parcialmente uma reserva. Não é ideal ter que acionar as reservas que vocÊ tem em ações, mas se for em caso de urgência, as ações estão lá e podem ser vendidas.

Repetindo: o ideal é que não cheguemos a esta situação, mas se acontecer algo maior, as ações podem ser vendidas também. Obviamente, que você fica refém das cotações do mercado que podem ser maiores ou menores do que o valor que você investiu.

Faixa Preta Respondido em 5 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • . . .

Esse assunto eu gosto kkkkk.

Sim, é bem pessoal. Por exemplo, você tem 3 meses mas quantas vezes precisou usar? Será que você precisará usar dinheiro vivo? Ou será que em uma emergência você conseguirá pagar no cartão e ganhar alguns dias de respiro?

Se for servidor público federal tem mais segurança. Se for militar então, nem se fala, nunca vi atrasarem o pagamento dos federais. Mantenha algo em liquidez diária e jogue com cartão de crédito em caso de emergência. Hoje em dia você paga tudo no cartão. Se precisar se deslocar, compra passagem e hospedagem no cartão, Uber? vai no cartão, consultas e hospitais, a maioria aceita cartão também.

Reservas longas é mais pra quem pode ficar desempregado de uma hora para outra.

Experiente Respondido em 5 de março de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta