RE: Tenho dúvida em analisar e entender os indicadores das empresas, para saber se estou aportando em uma boa empresa e com boa governância. Como consigo entender e analisá-las? Como identificar boas pagadoras de dividendos?

. . .

Respondidas
l_melo95 Aprendiz Perguntado em em 4 de setembro de 2019 Ações.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

Melhor resposta

Olá! Para saber se você está aportando em uma boa empresa eu gosto de analisar os indicadores de rentabilidade e as margens da empresa.

Por exemplo, para rentabilidade eu observo o ROIC e ROE, que indicam quanto a empresa gera de lucro sobre o seu investimento e sobre o seu patrimônio líquido, respectivamente. Na média é ideal que esses indicadores sejam acima de 10%.

Já as margens eu gosto de analisar principalmente a margem Ebitda e a margem líquida. Elas indicam quanto da receita da empresa se torna lucro operacional e lucro líquido, respectivamente. Eu costumo buscar uma margem Ebitda de ao menos 15% e líquida de ao menos 10%.

Eu também gosto de observar o endividamento da empresa, buscando companhias com uma dívida líquida (dívida menos o caixa) inferior ao patrimônio líquido e inferior a 3 vezes o seu Ebitda.

Por fim, eu faço uma análise qualitativa das perspectivas do setor e daquela empresa em si.

Já em relação à governança eu gosto de analisar o histórico da empresa em relação aos acionistas minoritários. E também em qual nível de governança da bolsa a empresa está. Empresas listadas no novo mercado costumam possuir o mais alto nível de governança corporativa.

Em relação aos dividendos a melhor métrica para você utilizar é o dividend yield. Ele mostra qual o percentual do dividendo em relação ao preço da ação. As boas pagadoras de dividendos costumam ter um dividendo acima de 5% ao ano. No entanto, é importante você analisar se o lucro da empresa é sustentável a ponto de manter o pagamento de proventos estável.

Os dados citados aqui você consegue encontrar no site de RI da empresa.

Experiente Respondido em 4 de setembro de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.