RE: Rodrigo, qual modelo de carteira você acha interessante para equilibrar risco retorno? Atualmente estou diversificando em setores, no entanto, alguns tem forte correlação. Você define porcentagem pra cada diversificação e/ou setor? Tenho 17 ativos.

. . .

Jefferson Moraes Aprendiz Perguntado em em 31 de julho de 2019 Estratégias.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

1 –  Construir um bom portfólio não é simplesmente juntar empresas de diferentes setores. Primeiro de tudo, os setores definidos formalmente podem ser diferentes, mas muito correlatos. E um indo mal, pode ocasionar uma reação em cadeia.

E mais importante, a empresa que você escolher dentro desse setor pode ter uma correlação com os outros setores diferentes da correlação do setor como um todo. Para mais ou para menos.

E ainda mais importante, as empresas dentro do seu portfólio devem ter seus fatores de risco descorrelacionados entre si.

Exemplo de um portfólio ruim: A,B,C são de setores diferentes. Mas 100% da venda de A vem de B. E 100% da venda de B vem de C. E 100% da venda de C vem de A ou de B. Então o dinheiro passa de uma para outra. Se alguma empresa for mal, as três quebram.

Exemplo de um portfólio diversificado: A,B,C não competem entre si, mas A não vende para B e nem para C. B não vende para C e nem A. C não vende para B e nem A.

Tanto A, B,C possuem menos de 15% vinda de um único país. Dentro de cada país, não há nenhum setor que represente mais de 5% das vendas e nenhum cliente que represente mais de 1% das vendas.

A,B,C vendem produtos sem substitutos no mercado.

O grau de complexidade dessa avaliação vai crescendo com o número de empresas no portfólio. Mas também cresce o número de canais de receitas. O portfólio se torna mais robusto.

Fazer um portfólio bem diversificado não é muito difícil. O desafio é criar essa robustez sem prejudicar a rentabilidade, ou seja, sem convergir os retornos à media.

Daí o assunto é mais complexo e foge do escopo da sua pergunta.

Faixa Preta Respondido em 31 de julho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.