RE: Qual rentabilidade histórica das carteiras da Suno?

. . .

Bom dia.

De uns 45 dias pra cá comecei meus estudos sobre renda fixa e renda variável. Quando lia sobre renda variável, terminei conhecendo os FIIs (achava que existia apenas ações).

Por ser um mais simples de entender que o mercado de ações, decidir começar pelos fundos imobiliários. Fiz meus estudos e terminei montando uma carteira com 11 fundos.

Após cerca de 1 mês conheci a Suno, alguns relatórios gratuitos e vi uns vídeos do Prof. Baroni. Gostei muito da maneira como os investimentos são tratados aqui e decidi assinar assinar o Suno Fundo Imobiliário.

Quando acessei a área de membros, vi a Carteira Recomendada de FIIs, e tinham 5 ativos que eu não possuía. Quando fiz meu 2º aporte, optei por focar nessas 5, e agora estou com 16 ativos.  Não pretendo comprar mais nenhum diferente, e dependendo da oportunidade posso até me desfazer de algum ativo que seja interessante pro momento. Meu pensamento inicial era ter entre 10 e 12 ativos, todos com objetivo em rendimento, com foco na aposentadoria.

Hoje, quando estava fazendo aqui meu controle de fechamento de mês, surgiu uma curiosidade. Caso eu seguisse 100% as recomendações da Suno, qual rentabilidade eu teria? Essa carteira existe a quanto tempo? Vocês já fizeram esse cálculo antes? Fiquei curioso em abranger essa pergunta para as carteiras de ações também. Já existe essa ‘retabilidade histórica’ calculada? Estou perguntando pois como sou iniciante, minhas avaliações não estão nem perto das feitas aqui pelos analistas. Queria saber quanto um bom time pode trazer de ganhos com renda variável e ver o quanto posso meter a cara nisso por mim mesmo.

A título de informação, tenho R$ 70k investidos e atualmente estou com diversificação RV/RF de 50-50. Pretendo ficar nos 70-30. Tenho 26 anos e farei aportes entre R$ 5k e 10k/mês

Obrigado!

jasneto92 Aprendiz Perguntado em em 2 de agosto de 2018 Carteira.
Adicionar Comentário
3 Respostas
  • . . .

Melhor resposta

Jasneto92

A comparação da renda fixa com o ibovespa não é equivalente.
Primeiramente ele é um índice com várias empresas, você não “copiaria” elas porque dentro dela tem ações ruins e boas, e nos estamos procurando somente as boas.
Outra coisa que o ibovespa não contempla a distribuição de dividendo e os aportes gerados pelos proventos das ações investidas.
Eu até queria poder investir na renda fixa pois não precisaria estudar sobre o assunto ou correr atrás de informação, ia ser muito mais cômodo; mas infelizmente é a renda variável que gera riqueza a longo prazo.

 

Tente dar uma procurada em “Triumph of the Optimists 101 Years of Global Investment Returns”

Tenha uma ótima noite.

Investidor Respondido em 2 de agosto de 2018.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.