RE: Qual a diferença entre ebit, ebitda e nopat?

. . .

Rafinha Investidor Perguntado em em 25 de setembro de 2020 Estratégias.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

Melhor resposta
Olá Rafinha o EBIT é o lucro antes dos juros e tributos, ele demonstra apenas o luvro operacional da empresa, semincluir despesas ou receitas financeiras.
 EBITDA em inglês, “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” que, em português, foi traduzida para LAJIDA: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Como ocorre com o EBIT, no EBITDA o objetivo também é demonstrar apenas o lucro operacional da empresa. Porém, no cálculo do EBITDA ficam de fora, além dos impostos e efeitos financeiros, a depreciação de ativos tangíveis (como máquinas e imóveis) e a amortização de ativos intangíveis (como uma dívida de longo prazo). 
NOPAT é a sigla para “Net Operating Profit After Taxes” ou, em português, Lucro Operacional Líquido Após os Impostos.
Esse indicador financeiro demonstra o lucro real das empresas por se tratar de uma métrica que, ao contrário das demais criadas com objetivo similar, desconta todos os tributos incidentes sobre a operação de um negócio além da depreciação.
Esse segundo aspecto é especialmente importante para a atividade industrial, que possui elevados investimentos em maquinário. E, como é sabido, esse tipo de ativo tem o alto valor de depreciação, o que impacta qualquer avaliação ligada a valor econômico de uma empresa.
Em análises financeiras, o NOPAT aponta a exata medida da lucratividade da empresa em uma série histórica.
Espero ter ajudado
Experiente Respondido em 26 de setembro de 2020.

Sensacional! Muito obrigado Rodrigo! Ajudou demais

em 28 de setembro de 2020.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.