RE: Para quem está na faixa de 50-60 anos, vale investir em ações a longo prazo?

Para quem está na faixa de 50-60 anos, vale investir em ações a longo prazo (buy and hold) visando dividendos? Se afirmativo, qual percentual do patrimônio pode ser alocado?

cjokumuta Aprendiz Perguntado em 1 de agosto de 2018 em Ações.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)

    Sem dúvidas. Ações de boas empresas, que pagam bons dividendos e são rentáveis e cotas de bons fundos imobiliários, tendem a potencializar o retorno da sua carteira, a geração de renda, sem trazer uma volatilidade muito elevada, justamente por serem ativos consolidados. Dessa forma, eu vejo como essencial para todo investidor possuir, PELO MENOS, uma parcela do seu patrimônio em renda variável, ainda que pequena.

    Quanto ao percentual ideal, isso é muito relativo, e depende muito do perfil. O Sr. Barsi FIlho,  por exemplo, hoje tem quase 80 anos e tem praticamente 100% do patrimônio em ações. Conheço outros investidores de sucesso que têm mais de 50-60 anos e possuem grandes parcelas do patrimônio em renda variável, assim como conheço outros que possuem pouco em Renda Variável. Depende muito do perfil de cada um.

    Eu entendo que você deveria começar aos poucos, com uma exposição de 5% ou 10%, e a depender do seu conforto e tranquilidade, você pode aos poucos ir adicionando mais ativos de Renda Variável na sua carteira.

    Tens grande receio de volatilidade? Não tem problema. Comece com fundos imobiliários, que são igualmente rentáveis, e oferecem 1/3 da volatilidade das ações.

     

    Faixa Preta Respondido em 1 de agosto de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.