RE: O que a taxa de aluguel de uma ação pode nos dizer?

Respondido

Ao consultar o site da bovespa, na opção empréstimos registrados, pode-se ver o mínimo, médio e máximo de taxa anual que cada contrato de aluguel está pagando ao doador e cobrando do tomador. Minha pergunta é:

Estas taxas que variam tanto de papel para papel não trazem alguma informação associada? Pode-se concluir que um papel que paga pouco de taxa está sendo visto como um papel com baixa tendência de queda? Papéis que pagam mais são mais inseguros (com maior tendência de queda)?

cleberjamaral Aprendiz Perguntado em 26 de julho de 2018 em Ações.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)

    Só para complementar a ótima resposta, como o dito, a taxa de aluguel é alta quando a demanda por aluguel de ações (pessoas querendo shortear a ação) é grande se comparada à oferta (pessoas dispostas a alugar sua ação).

    Vou comentar um pouco sobre a oferta (pessoas dispostas a alugar ações):

    Ações com baixa liquidez geralmente tem uma oferta menor de pessoas querendo alugar ações. A causa é que ao alugar ações, abre-se mão de liquidez imediata. Como ações com baixa liquidez já tem certo risco nesse sentido, os acionistas de empresas de baixa liquidez tendem a alugar pouco suas ações, por não quererem abrir mão de liquidez imediata em uma ação que já é pouco líquida.

    Ações mais voláteis e com valor fortemente atrelado a eventos também tendem a ter uma oferta mais baixa, já que poucos querem arriscar não ter liquidez imediata se alguma mudança drástica acontecer na empresa. Se houver um evento importante à vista, como atualmente ocorre com a eleição, a oferta tende a cair mais ainda, mesmo se estivermos falando de ações de empresas mais sólidas do ponto de vista de dependência de cenário econômico.

    O aspecto da demanda está muito bem explicada no comentário/artigo acima. Como o preço de mercado é definido entre um equilíbrio entre oferta e demanda, é sempre importante avaliar os dois aspectos para a construção da taxa de aluguel.

    Image result for oferta e demanda

    Investidor Respondido em 24 de agosto de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.