RE: IPOs de empresas que não dão lucro. Empresas no Brasil e no exterior extremamente endividadas. Curva negativa de juros nos EUA. Trump levantando tarifas para todo mundo? Sujeira da crise de 2008 não resolvida. Seria saudável a bolha estourar logo?

. . .

leoluck Aprendiz Perguntado em em 5 de junho de 2019 Ações.
Adicionar Comentário
2 Respostas
  • . . .

Existem muito mais variáveis do que as que você está considerando em sua pergunta, não se pode afirmar que é sujeira não resolvida da crise de 2008 e nem que existe uma bolha atualmente, para ser estourada.

É uma completa especulação tentar prever qualquer direcionamento dos juros nos Estados Unidos ou tentar antecipar uma próxima crise econômica.

De fato um ambiente com baixa inflação (2%), baixo juros (2,25%) e baixo desemprego (3,6%) como os EUA se encontram hoje não parece ser algo sustentável. Porém os efeitos da globalização, do aumento exponencial da tecnologia e do aumento de produtividade não são plenamente conhecidos.

Olhe para os grandes investidores. Warren Buffett, Peter Lynch, Charlie Munger, Joel Greenblatt, Howard Marks entre muitos outros (que de fato tiveram retornos elevados consistentemente ao longo dos anos) – TODOS eles afirmam que é uma perda de tempo tentar antecipar eventos políticos ou macroeconômicos, o que um investidor deve fazer é comprar empresas individuais, olhando para a microeconomia, investindo dentro em ativos que estão em seu círculo de competência, que estão descontados perante a capacidade de geração de caixa nos anos por vir, com vantagens competitivas e perenes.

Imagine que existe uma padaria consolidada que lucra US$ 100 mil por ano, com leves variações ao longo do tempo, sendo vendida por R$ 400 mil reais. Pouco te importaria quando seria a próxima crise, quando estouraria a próxima bolha ou pra qual direção taxas de juros. Você está interessado nos lucros da padaria, não na cotação que está estampada nas ações dessa padaria (se ela fosse listada na bolsa).

Para comprar ações vale a mesma coisa: existem diversos negócios geradores de caixa que independem desses aspectos macroeconomicos para continuarem a gerar lucro nos anos por vir. Pouco te importa se a cotação cair 50% amanhã se a capacidade de gerar dinheiro do seu negócio permanece intacta. Um investidor compra a ação pelos lucros que ela vai gerar, e não tentando prever oscilações no mercado.

Faixa Preta Respondido em 5 de junho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.