RE: IPOs de empresas que não dão lucro. Empresas no Brasil e no exterior extremamente endividadas. Curva negativa de juros nos EUA. Trump levantando tarifas para todo mundo? Sujeira da crise de 2008 não resolvida. Seria saudável a bolha estourar logo?

. . .

leoluck Aprendiz Perguntado em em 5 de junho de 2019 Ações.
Adicionar Comentário
2 Respostas
  • . . .

Boa noite, Alberto! Tudo bem? Obrigado pela resposta bastante fundamentada. Parabéns!!!

A questão é o seguinte. O próprio Buffett nos ensina que ao escolher o ativo, devemos ter a margem de segurança, isto é, comprar ativo com bons fundamentos valendo menos do que deveria. Assim sendo, se você compra agora, no Bull Market, dificilmente terá margem de segurança no futuro, pois o mercado agora, a meu ver, está contaminado de certa forma. Como explicar IPOs de empresas que nunca deram lucro (Lift, Uber, a empresa de comida orgânica, dentre outros)? Como empresas que não vão bem tem cotações de suas ações em alta na bolsa?

A minha impressão é que o público consumidor do mercado acionário, especialmente nos EUA, ficou tão acostumado aos ganhos contínuos por tanto tempo, que passou a acreditar que o Bear Market não existe ou que a intervenção do FED não irá deixar a crise do subprime voltar a ocorrer.

No Brasil, com tanta gente entrando agora na B3 (muitos sem o mínimo de conhecimento) e influenciados por empresas ou influenciadores sem isenção, o que vejo é que o mercado acionário não está correspondendo ao verdadeiro nível da atividade econômica. Sou microempresário. Sempre estou na rua.  É absurdo o número de imóveis com placa de vende-se ou aluga-se, pedintes, pessoas catando lixo ou pedido esmola em semáforos. A tendência da taxa de desemprego é só aumentar, pois o avanço da tecnologia e a substituição da força humana é inexorável. Com altas taxas de desemprego, o consumo é menor, o que afeta a vida financeira de todas as empresas, nos mais variados graus.

Se o mercado cair, você levará muito mais tempo para voltar à cotação do valor em que comprou o ativo, por mais que a empresa tenha bons fundamentos.

Ademais, como você bem disse, você vira sócio da empresa pensando se é lucrativa. Mas e se a empresa não distribui dividendos (o que está se tornando cada vez mais comum), você tem que ficar na torcida para a contínua valorização da quota. Se você compra agora, no Bull Market, e logo após vem a correção, o prejuízo é certo. Você pode recuperar o prejuízo mas levará muito mais tempo do que aquele que esperou a correção para comprar o bom ativo.

É apenas uma opinião, ok? Não sou guru.

Aprendiz Respondido em 5 de junho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.