RE: Inv. inicial $10k em única ação, após dez anos e rend=100% montante=$20k. Inflação do período=100%, poder de compra se manteve estável. Na venda IR = 15% do lucro, 1.5k. Houve perda do poder de compra no período, existe mecanismo compensatório no IR?

. . .

Sem o limite de caractéres. Olá à todos. Considerando um investimento inicial de $10k em uma única ação, e após dez anos, considerando um rendimento de 100%, o valor atual é $20k. Entretanto a inflação acumulada no período também é de 100%, ou seja, poder de compra do investimento inicial se manteve constante (sem ganho real). Ao vender as ações, há incidência de 15% no lucro, 1.5k. Após pgto do IR, houve na verdade perda do poder de compra no mesmo período, existe mecanismo para compensar isso no IRPF? Obrigado.

GT_1977 Aprendiz Perguntado em em 22 de agosto de 2020 Imposto De Renda.
Adicionar Comentário
3 Respostas
  • . . .

O IRPF ocorre quando há lucro (ou seja, quando você vende o ativo que você comprou), ai sim você vai entrar na regra para essa situação. Uma forma de sair desse IR é a venda de até 20.000R$ em ações todos os meses. 

Essa matemática direta de valorização – inflação que você ta fazendo está correta, mas na pratica a “corrosão” que você exemplificou pode ser otimizada de diversas formas, como comentei na resposta anterior.

Investidor Respondido em 26 de agosto de 2020.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.