RE: Felipe Tadewald, uma carteira de fiis e ações de dividendos é boa para construção de patrimônio no longo prazo?

Dizem que esse tipo de carteira é para quem já quer viver de renda, e já é rico, mas ela faz sentido também para quem está construindo patrimonio de longo prazo?

rodrigost Aprendiz Perguntado em 11 de julho de 2018 em Aposentadoria.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)

    Sem dúvidas.

    Apesar de existir um “mito” de que uma estratégia focada em dividendos não é boa para construção de patrimônio no longo prazo, isso não faz sentido, pois o próprio reinvestimento de dividendos permite um efeito poderoso dos juros compostos no longo prazo, ideal para quem está construindo patrimônio.

    Se compararmos um gráfico ajustado de vários ativos pelos dividendos, com os mesmos ativos sem o reinvestimento de dividendos, a diferença de resultado é absurda. De fato, reinvestir os dividendos é EXCELENTE para construção de patrimônio, além, obviamente, de já proporcionar uma boa segurança ao investidor, com uma renda desde já.

    Além disso, existem muitas empresas que crescem mesmo pagando bons dividendos, como é o caso de inúmeras empresas que temos em nossas carteiras, inclusive, que atuam em setores subpenetrados, com ROE elevados, e conseguem crescer mesmo sem realizar grandes investimentos.

    Eu não tenho dúvidas de que uma carteira focada em dividendos e renda passiva, desde o início, é uma carteira vencedora no longo prazo, e que inclusive, pode entregar retornos ainda bem superiores que outros perfis de carteira, e principalmente, com muito mais segurança e menos volatilidade.

    Isso quer dizer que empresas de “valor” devem ser descartadas? Não mesmo. Pois sempre há espaço para todos os perfis de empresas.

    Além disso, as empresas “valor” tendem a entregar dividendos maiores no futuro, e provavelmente se tornarão ótimas pagadoras de proventos no longo prazo.

     

    Faixa Preta Respondido em 11 de julho de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.