RE: Eu só compro ações e recebo dividendos. Daqui 30 anos, quando for vender, como faço para pagar IR?

. . .

É preciso ter uma planilha com preço médio de tudo? A tributação é de 20% sobre o lucro auferido, certo? É que me disseram que de vez em quando eu devo vender algumas ações e recomprar para aumentar o preço médio para não ter que pagar muito IR futuro. Isso procede?

ghaber Aprendiz Perguntado em em 14 de novembro de 2018 Imposto De Renda.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

Tributação atual é ”ganho de capital”, 15% sobre o lucro, operações normais em ações (daytrade acho que é diferente). Desconta-se do lucro os custos de transação (ex. corretagem). Se vc vender menos que R$ 20 mil no mës (total de vendas de diferentes ações), é isento de impostos. Pessoalmente, não acho uma boa vender para recomprar pois aumenta custos de transação, complexidade e pode perder oportunidade de recomprar no mesmo preço. Essas são as regras atuais em Novembro 2018.

O que acho que vale a pena é vender dentro do limite de R$ 20 mil sempre que possível. Nesse caso poderia recomprar, pois os 15% (isenção de impostos) te dão margem para variações no preço. Mas sempre anote tudo, pois ficará bem mais complexo os cálculos. Não sei se vender e comprar no mesmo dia é entendido como day trade. Fique atento a isso.

Aprendiz Respondido em 14 de novembro de 2018.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.