RE: Dúvidas de carteira

. . .

Olá, pessoal. Sou novo na Suno e no assunto de investimentos, e gostaria de ajuda para montar minha carteira para um valor médio~alto. Estou aprendendo agora e nunca investi, então planejei algo em torno de:

30% RV, distribuído entre as Carteiras Recomendadas de Dividendos, Valor e FII (10% cada);
70% Tesouro:
-50% IPCA
-20% Prefixado
A ideia é aumentar gradativamente a porcentagem em RV, conforme eu for adquirindo conhecimento no assunto. Desta forma, se os negócios estiverem indo bem, os 20% prefixados serão para curto prazo, e em 3 ou 4 meses já estarão em RV. Pensei em préfixado devido este curto prazo, acreditando que a inflação não vá alcança-lo até lá.
Após isto, começaria a reduzir o Tesouro IPCA para 30% em médio prazo e, em longo prazo, para 20%, mantendo como reserva. Sempre tentando vender os títulos em alta (marcação a mercado).

O cenário final, daqui 2 ou 3 anos, seria 20% em Tesouro, 30% em Dividendo, 30% em Valor e 20% em Imobiliário. Claro, se ainda forem boas opções até lá.

Dúvidas:
1) Esta estratégia funciona? Ou estou viajando? Hahaha! Alguma sugestão de ajuste?
2) Para os 30%, o quão diversificado deve ser? Por exemplo, 3 opções em dividendo, 3 em valor, 3 em FII? Ou mais? Até quanto vale gastar em taxa de corretagem, considerando que o valor investido no início não será tão alto, e que mensalmente aumentarei os investimentos a partir da redução do Tesouro?

Obrigado!!

pauloh_ita Aprendiz Perguntado em em 3 de julho de 2019 Carteira.
Adicionar Comentário
5 Respostas
  • . . .

Os juros futuros e o ânimo do mercado são coisas determinadas por acontecimentos externos que você não possui o controle, e também não consegue prever, por isso eu prefiro ter a certeza que quando a oportunidade surgir eu estarei preparado para aproveita-la. Porém como eu falei anteriormente, todos somos diferentes e possuímos visões diferentes sobre os assuntos, eu prefiro ter essa previsibilidade de aporte, caso faça sentido para você correr um pouco mais de risco não tem problema nenhum, você só precisar ter claro na sua cabeça os riscos que está correndo para não se desapontar lá na frente.

 

Tenha em mente que todos comentem erros, e aqueles que ainda não cometeram irão em algum momento. Isso é normal, faz parte da jornada, você só não pode abaixar a cabeça e desistir.

Experiente Respondido em 4 de julho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.