RE: Dúvidas de carteira

. . .

Olá, pessoal. Sou novo na Suno e no assunto de investimentos, e gostaria de ajuda para montar minha carteira para um valor médio~alto. Estou aprendendo agora e nunca investi, então planejei algo em torno de:

30% RV, distribuído entre as Carteiras Recomendadas de Dividendos, Valor e FII (10% cada);
70% Tesouro:
-50% IPCA
-20% Prefixado
A ideia é aumentar gradativamente a porcentagem em RV, conforme eu for adquirindo conhecimento no assunto. Desta forma, se os negócios estiverem indo bem, os 20% prefixados serão para curto prazo, e em 3 ou 4 meses já estarão em RV. Pensei em préfixado devido este curto prazo, acreditando que a inflação não vá alcança-lo até lá.
Após isto, começaria a reduzir o Tesouro IPCA para 30% em médio prazo e, em longo prazo, para 20%, mantendo como reserva. Sempre tentando vender os títulos em alta (marcação a mercado).

O cenário final, daqui 2 ou 3 anos, seria 20% em Tesouro, 30% em Dividendo, 30% em Valor e 20% em Imobiliário. Claro, se ainda forem boas opções até lá.

Dúvidas:
1) Esta estratégia funciona? Ou estou viajando? Hahaha! Alguma sugestão de ajuste?
2) Para os 30%, o quão diversificado deve ser? Por exemplo, 3 opções em dividendo, 3 em valor, 3 em FII? Ou mais? Até quanto vale gastar em taxa de corretagem, considerando que o valor investido no início não será tão alto, e que mensalmente aumentarei os investimentos a partir da redução do Tesouro?

Obrigado!!

pauloh_ita Aprendiz Perguntado em em 3 de julho de 2019 Carteira.
Adicionar Comentário
5 Respostas
  • . . .

Acho interessante o fato de você começar com pouco na RV e ir aportando conforme você adquire conhecimento – nem todos tem o mesmo apetite para volatilidade, e ainda bem que somos diferentes – fazendo isso você já está na frente de 99% dos brasileiros, eu só não aportaria esse dinheiro que você vai utilizar no curto prazo no TD prefixado e IPCA, esses títulos sofrem marcação a mercado e não tem um rendimento fixo como o nome diz, então no momento de fazer o saque você pode ter uma surpresa e ver o valor do título menor do que você investiu nele. Para reservas de oportunidade eu deixo o dinheiro no tesouro Selic e em CDBs de liquides diária 100% do CDI, são ativos que não te dão um retorno extraordinário e nem irão te deixar milionário, porém eles cumprem com seu papel na carteira, que seria remunerar esse capital um pouco acima da inflação e possuir liquides.

Espero ter ajudado. Sucesso nos investimentos!

Experiente Respondido em 4 de julho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.