RE: Dúvidas de carteira

. . .

Olá, pessoal. Sou novo na Suno e no assunto de investimentos, e gostaria de ajuda para montar minha carteira para um valor médio~alto. Estou aprendendo agora e nunca investi, então planejei algo em torno de:

30% RV, distribuído entre as Carteiras Recomendadas de Dividendos, Valor e FII (10% cada);
70% Tesouro:
-50% IPCA
-20% Prefixado
A ideia é aumentar gradativamente a porcentagem em RV, conforme eu for adquirindo conhecimento no assunto. Desta forma, se os negócios estiverem indo bem, os 20% prefixados serão para curto prazo, e em 3 ou 4 meses já estarão em RV. Pensei em préfixado devido este curto prazo, acreditando que a inflação não vá alcança-lo até lá.
Após isto, começaria a reduzir o Tesouro IPCA para 30% em médio prazo e, em longo prazo, para 20%, mantendo como reserva. Sempre tentando vender os títulos em alta (marcação a mercado).

O cenário final, daqui 2 ou 3 anos, seria 20% em Tesouro, 30% em Dividendo, 30% em Valor e 20% em Imobiliário. Claro, se ainda forem boas opções até lá.

Dúvidas:
1) Esta estratégia funciona? Ou estou viajando? Hahaha! Alguma sugestão de ajuste?
2) Para os 30%, o quão diversificado deve ser? Por exemplo, 3 opções em dividendo, 3 em valor, 3 em FII? Ou mais? Até quanto vale gastar em taxa de corretagem, considerando que o valor investido no início não será tão alto, e que mensalmente aumentarei os investimentos a partir da redução do Tesouro?

Obrigado!!

pauloh_ita Aprendiz Perguntado em em 3 de julho de 2019 Carteira.
Adicionar Comentário
5 Respostas
  • . . .

Oi Micha, entendo perfeitamente, obrigado pela resposta. Como eu nunca acompanhei o cenário de investimentos (o dinheiro ficava parado em poupança), da um certo receio, acredito que pelos mitos espalhados sobre a RV. Inclusive, tenho exemplos na família em que houve alta desvalorização, mas que foram em baixo valor. A ideia das perguntas é ter uma noção se estou dentro do que é “possível” fazer, e com boa perspectiva, ou se estou fora das recomendações. Principalmente porque eu montei está carteira sozinho (ate tenho uma sugestão de corretora, mais agressiva, toda baseada em fundos, mas algumas pessoas me convenceram a não aceitar e fazer eu mesmo).

Aprendiz Respondido em 4 de julho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.