RE: Como saber o melhor momento para sair de um investimento? No meu caso seriam fundos multimercados que acredito não estarem rendendo o esperado.

. . .

Isabfreire Aprendiz Perguntado em em 15 de maio de 2019 Fundos de Investimento.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

Para você saber o melhor momento para sair de um investimento, primeiramente você deve conhecer profundamente as empresas nas quais você investiu.

No caso de fundos de investimento, você pode olhar no site da CVM a posição da carteira do seu fundo e ver as empresas que eles tem participação.
O problema é que as pessoas entram em fundos de investimento sem ter a menor noção do que estão fazendo.

Comprar um fundo exclusivamente porque a cota subiu bastante no último ano, por exemplo, é um erro gigantesco. Se você sabe que a gestão do fundo é composta por profissionais capacitados, o melhor momento de entrada seria exatamente quando as cotas estão performando mal, uma vez que se esse fundo investe em boas empresas, é quando a cotação dessas empresas cai que elas estão mais subvalorizadas.

Um exemplo para vermos como as pessoas são emocionais e investem sem conhecimento do que estão fazendo é o caso de Peter Lynch.

Peter Lynch foi um dos maiores gestores de fundo de todos os tempos, comandando o Magellan Fund por 13 anos, e tendo um retorno médio de 29,2% ao ano durante esse período (quem investisse do começo ao fim teria seu patrimônio multiplicado por 28 vezes).

Porém, 4 a cada 5 cotistas do fundo de Peter Lynch perderam dinheiro. Por que?

Pois as pessoas compravam cotas do fundo quando viam que elas estavam subindo, e vendiam em desespero quando as cotas caiam. Se pararmos pra pensar, o oposto é muito melhor.

Investimento é algo para longo prazo. Se você quer investir em fundos de investimento, escolha uma gestão comprovadamente bem sucedida e coloque seu dinheiro sem tentar prever oscilações de curto / médio prazo.

Como diria Warren Buffett:

“Ninguém compra uma fazendo pensando se vai chover mês que vem. Compram pois acham  que é um bom investimento para os próximos 10 – 20 anos. Para ações, que são parcelas de empresa, vale a mesma coisa: se você não está disposto a segurar suas participações por 10 anos, não tem que segura-las nem por 10 minutos.”

Faixa Preta Respondido em 17 de maio de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.