RE: Como eu consigo saber se o preço da ação está barato ou caro? Qual a conta que devo fazer? Consegue me dar um exemplo real de alguma empresa listada na bolsa?

. . .

Respondidas
Gustavo Gutierrez Aprendiz Perguntado em em 17 de julho de 2019 Ações.
Adicionar Comentário
2 Respostas
  • . . .

Melhor resposta

A análise de ativos financeiros envolve complexidades que não conseguirei explicar em uma única resposta.

Entretanto, abordarei alguns pontos relevantes para clarear seu raciocínio.

A primeira questão fundamental em qualquer análise de empresas é conhecer profundamente a organização que se deseja avaliar. Por ser baseada em premissas, qualquer análise realizada sem profundo conhecimento do modelo de negócio, certamente estará incorreta. Quando falo em profundo conhecimento me refiro a todos os pontos relevantes da empresa.

Como ela funciona; como são seus fluxos de caixa; quais são seus custos; o que ela vende; para quem ela vende; quem são seus concorrentes; a empresa sustenta vantagens competitivas; etc.

Absolutamente tudo que for relevante para a operação da empresa deve ser estudado.

A partir do momento que você compreende profundamente a empresa a ser avaliada, será mais fácil perceber se a ação está barata ou não.

Imagine a seguinte situação: você está querendo avaliar uma empresa que vende roupas. O modelo de negócio consiste na aquisição de matéria-prima, confecção das roupas e distribuição através de lojas físicas próprias. Como é de se imaginar, boa parte dos investimentos da companhia estão em estoques e imobilizado. Olhando os demonstrativos financeiros da companhia, você percebe que a gestão é competente e entrega retornos satisfatórios com crescimento relevante ano após ano. Olhando no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), você nota que os lucros crescentes da empresa culminaram em um Lucro por Ação de R$3,00. Ano após ano a empresa cresce seus lucros e o caixa gerado pela operação é suficiente para sustentá-la, não sendo necessário contrair dívidas ou emitir novas ações. Parece uma boa empresa, correto??

 

Agora olhemos para o preço das ações. Imagine que você abre o site de sua corretora e a ação está cotada a R$10,00. Esse preço parece interessante, uma vez que a empresa historicamente entregou retornos crescentes e o lucro no ano atual já representa 30% do investimento. Essa rentabilidade parece bastante satisfatória.

Agora imagine que a ação está cotada a R$100,00. Neste caso, os lucros da empresa representam um retorno de 3% no ano. Mesmo que apresente crescimento satisfatório, o investimento não parece muito atraente, uma vez que atualmente, investimentos de menor risco como a renda fixa, entregam retornos superiores a este.

Investidor Respondido em 17 de julho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.