RE: como declarar imposto de renda fundo imobiliário??

1 Respostas
  • . . .

Pergunta muito grande para responder por aqui, mas, pensando na declaração do ano que vem, pense da seguinte maneira…

 

Basicamente, na ficha “Bens e Direitos”, clique no botão “Novo” para incluir uma nova posição ou “Editar” para modificar uma posição já lançada.

 

Quanto ao Código: Selecione a opção “73 – Fundo de Investimento Imobiliário”

Localização (País): Selecione a opção “105 – Brasil”

 

Discriminação: especifique a (i) quantidade de cotas; (ii) o nome do Fundo e CNPJ; (iii) adicionalmente pode-se especificar a corretora utilizada para a compra.

 

Situação em 31/12/2019: Se o fundo foi adquirido no ano de 2020 então este campo deve ser mantido zerado, se o fundo foi adquirido em anos anteriores a 2019 então o valor do campo deve ser preenchido a partir da declaração anterior.

 

Situação em 31/12/2020: Preencha com o valor de compra de todas as cotas especificadas. Se foram realizadas mais de uma compra, some o valor das compras. Assim como em Ações o investidor pode também acrescentar as despesas das operações de compra no valor total.

 

Já no que tange os rendimentos, tanto ações quanto FII’s possuem regras próprias de tributação dos rendimentos (dividendos e juros sobre capital próprio no caso de ações). É preciso se atentar ao fato de que mesmo os Rendimentos Isentos (como no caso dos Fiis) os casos devem ser declarados.

 

Como disse no início, fica inviável responder essa pergunta por aqui.

 

O artigo a seguir, da Suno Research, ajuda muito quem deseja saber mais sobre o assunto: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/imposto-de-renda-guia/

Investidor Respondido em 19 de junho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.