RE: Começar no mercado de Investimento aos 40, é Possivel???

Respondido

Tenho 39 anos casado com 2 Filhos recém desempregado.. A grande maioria de investidores q sigo começam cedo.. .. E fazem cálculos usando sempre idades abaixo de 30 .. Ainda tem como eu entrar nessa ‘Time Line’ de um investidor de sucesso???

gevneves Aprendiz Perguntado em 1 de agosto de 2018 em Estratégias.
' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
    Best answer

    Olá amigo, tudo bem? Sem dúvidas, começar o quanto antes ainda que um pouco mais tarde, sempre será melhor que não começar e não fazer nada.

    Dias desses, inclusive, eu falei para meus pais (que não são investidores) que eles também deveriam começar a investir e acumular ativos, pois por mais que já tenham uma idade em torno de 60 anos, ainda assim, poderiam acumular algum patrimônio e criar uma renda complementar, mesmo que pequena, para os 65 ou 70 anos deles.

    As pessoas costumam acreditar que “passaram do tempo” e por isso não vale mais a pena começar a investir a partir de certa idade. Isso é uma grande besteira, pois, por mais que de fato um investidor com 40 ou 50 anos tenha um tempo menor de acumulação pela frente, ainda assim, com a disciplina de aportar mensalmente, reinvestir dividendos e escolhendo bons ativos, é plenamente possível obter uma renda passiva complementar no futuro, ou até, quem sabe, atingir uma independência plena.

    Obviamente que para estes que iniciam com uma idade maior, o ideal seria compensar o menor tempo de aportes, com aportes maiores, porém sabemos que nem sempre isso é possível, mas de qualquer forma, mesmo que o investidor aporte pouco, ainda assim será MUITO MELHOR do que simplesmente não aportar.

    No seu caso em particular, se você estabelecer um plano de aporte para viver de renda a partir dos 59 anos, você teria mais 20 anos pela frente para aportar e investir, o que é tempo suficiente para você estruturar uma boa carteira previdenciária e criar uma boa renda passiva, que se não for maior que o seu eventual ganho pela previdência social, pelo menos lhe ajudará bastante nas despesas da sua aposentadoria.

    Resumindo: Comece o quanto antes, e não desista apenas por pensar que já é tarde.

    Faixa Preta Respondido em 1 de agosto de 2018.
    ' data-html="true"> Compartilhar
  • Comentário(0)
  • Sua Resposta

    Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e termos do serviço.