RE: Bom dia, o mercado americano é considerado menos volátil que o brasileiro, no entanto, é comum dizerem que investir no exterior é para quem já é mais experiente. O que você acha disso?

. . .

Respondidas
DoraInvestidora Aprendiz Perguntado em em 5 de junho de 2019 Ações.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

Melhor resposta

O mercado americano é de fato menos volátil do que o mercado Brasileiro e os mercados emergentes em geral.

Dizem que investimento no exterior é melhor para pessoas experientes.

Primeiramente volatilidade não é igual a risco (ao contrário do que dizem os acadêmicos) – como diria Warren Buffett, Howard Marks, Joel GreenBlatt e muitos outros indivíduos que de fato fizeram fortunas no mercado de ações: risco advém da probabilidade de perda permanente de capital e a volatilidade é indiferente para aquele que compra evidências e sabe o que está fazendo.

Agora, levando em conta que somos brasileiros, naturalmente temos um conhecimento inerente da cultura e dos hábitos de consumo brasileiros muito maior do que do mercado americano.

Por isso, ao estudarmos empresas no Brasil, para investir para o longo prazo e com mentalidade de sócio, temos uma vantagem pois conseguimos ter uma analise qualitativa das vantagens competitivas e da qualidade do business e da gestão.

O mesmo não se pode dizer para empresas americanas, pois a maioria dos brasileiros não tem experiência em outros países e como consequência tem um julgamento prejudicado ao fazer analises sobre a geração de caixa futura de empresas. Acredito que por esse motivo dizem que é necessário experiência para investir fora.

Para se ter uma ideia de como os mercados emergentes (MSCI EM) são mais voláteis do que o mercado americano (S&P 500), veja que o retorno anualizado foi quase igual (11% vs 10,2%) porém a “montanha russa” de oscilações em mercados emergentes é muito mais radical.

RE: Bom dia, o mercado americano é considerado menos volátil que o brasileiro, no entanto,  é comum dizerem que investir no exterior é para quem já é mais experiente.
O que você acha disso?

Se quiser ter acesso a recomendações, relatórios e tutoriais de investimento no exterior, sugiro que você confira:

https://www.sunoresearch.com.br/nossas-assinaturas/investindo-exterior/

Faixa Preta Respondido em 5 de junho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.