RE: Bom dia. Como sugere distribuir 1.000,00 reais de aportes mensais para um investidor com perfil moderado p/ arrojado? (Atualmente aporto 50% em RF no tesouro IPCA+ 2045 e 50% em ações). Viso o longo prazo, mas desejo bons ganhos também. Obg!

. . .

Leandro Silva Aprendiz Perguntado em em 14 de junho de 2019 Ações.
Adicionar Comentário
6 Respostas
  • . . .

Olá Leandro,

A primeira coisa que você precisa fazer é montar sua reserva de emergência, que são 6 meses do seu custo de vida mensal em algum investimento que te permita retirar o dinheiro a qualquer momento sem perder nada. Algumas opções são Tesouro Selic e Fundos de Renda Fixa com liquidez diária.  Essa reserva serve para te proteger de qualquer problema, como perder emprego, despesas médicas, bater o carro, etc. O grande problema das emergências é que elas acontecem sem avisar.

No seu caso, recomendo que você construa essa reserva antes de continuar aportando em qualquer outro lugar. Depois de construída, você pode lentamente investir em renda variável para ir entendendo como funciona. Pode, por exemplo, começar por Fundos Imobiliários, que oscilam bem menos, pagam dividendos mensais e são mais fáceis de analisar. Também pode investir um pouco em ações, enquanto estuda como analisá-las e acompanha tudo pelos relatórios da Suno, caso seja assinante.

Na prática, primeiro construa sua reserva de emergência. Depois você pode investir 50% do seu aporte mensal em renda fixa (pois você mencionou que tem perfil moderado/arrojado), 25% em fundos imobiliários e 25% em ações. E você sempre pode mudar essas porcentagens conforme sua compreensão dos assuntos muda, já que você tem sua reserva de emergência pra qualquer coisa. Essas porcentagens são exemplos, mas é importante você definir quantos % de cada coisa você quer ter na sua carteira. Por exemplo, se quer que 40% do seu dinheiro total esteja em renda fixa, 30% em fundos imobiliários e 30% em ações, você deve ir investindo nestes lugares para atingir esses valores.

Espero ter ajudado.
Abraço.

Aprendiz Respondido em 14 de junho de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.