RE: Boa tarde ! Tenho 55 anos e estou começando a investir em renda variavel agora

. . .

Minha dúvida é se dá para ganhar tempo devido a minha idade e atingir liberdade financeira e em que aplicar pra conseguir ganhar tempo ?

Almircdn Aprendiz Perguntado em em 1 de agosto de 2018 Estratégias.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

Olá amigo, tudo bem? Parabéns pela sua atitude de se interessar por investimentos e pensar na sua aposentadoria, um período tão importante de nossas vidas.

Por mais que você tenha 55 anos, eu não tenho dúvidas de que é tempo de você começar sim, e de preferência, o quanto antes. Obviamente que, por não ter provavelmente mais muito tempo disponível para aportes pela frente, você terá de compensar esse menor tempo, com aportes menores, o que dependerá da sua disciplina e força de vontade de economizar.

Um ponto que pode te ajudar bastante é se você já possui algum patrimônio ou algum recurso investido, ainda que em renda fixa, pois este valor inicial ajudará a acelerar o seu objetivo.

Sobre onde investir, eu entendo que renda variável seria essencial para você, porém, por ser um mercado que naturalmente apresenta volatilidade, é bom você ter isso em mente e conhecer a dinâmica desse mercado antes de investir. Por isso, comece aos poucos, investindo todos os meses um valor em ações e FIIs de bons empreendimentos, e aos poucos,  conforme você ganhe segurança, você pode ir destinando uma parcela maior de seus recursos para esses ativos.

Eu não tenho dúvidas que, se você tiver disciplina e persistir, você chegará aos seus 60 ou 65 anos, com uma renda complementar e um patrimônio pelo menos razoável.

Faixa Preta Respondido em 1 de agosto de 2018.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.