RE: Boa noite, tenho uma carteira diversificada entre ações, f. de invest. e renda fixa que rendeu 13% a.a. Como separar o que eu invisto para viver de renda na aposentadoria futura e o valor que eu guardo para um objetivo futuro sendo que estão juntos?

. . .

Osvaldo Mourao Investidor Perguntado em em 16 de março de 2019 Aposentadoria.
Adicionar Comentário
6 Respostas
  • . . .

Osvaldo….Uma dica e experiência pessoal….

Primeiro…hj considero investimento  apenas o  que me gera renda passiva….ou seja recebimento de dividendos, renda ou cupom de juros.
Então venho fugindo de fundos de investimentos (ações , RF, Multimercado…) devido aos seus custos, planejamento tributário engessado  e ganhos somente com o resgate das cotas.   A exceção são um pequena reserva de emergência em fundo DI…nada mais que isto!

Como eu separaria meus investimentos?

Aposentadoria:  Fundos Imobiliários – FII e ações pagadoras de dividendos.  

Como acompanhar estes investimentos?

Não dê atenção as oscilações de mercado. Simplesmente compre sempre que estiver com o preço menor que seu valor justo e reinvista sempre os dividendos e rendimentos recebido. Acompanhe pela renda gerada mês a mês ….Se a cada mês com novos aportes e reinvestimentos dos dividendos recebidos sua renda passiva estiver crescendo, está no caminho certo… Eu sempre calculo uma média mensal como o  total recebido nos 12 últimos meses.

Compra do Imóvel

Neste caso …A primeira pergunta que faço é – Vale a pena comprar um imóvel???? Muitas vzs a rentabilidade recebida  com uma boa aplicação do valor de um imóvel  …cobre com folga uma aluguel de imóvel equivalente.    O mercado cobra de aluguel em média 0,5% do valor do imóvel.

A compra de um imóvel  pode ser interessante caso vc seja empregado celetista e tenha valores acumulados de FGTS…Neste caso o objetivo é dar maior utilidade/ produtividade  aos valores da sua conta vinculada. E não se esqueça dos custos da compra de um imóvel…

Investimentos que geram mais valor no tempo seria o mais indicado: ações com potencial de valorização na realização do ganho de capital….ou mesmo FII… O importante é vc ter um investimento indexado  a variação de preço de imóveis …para no prazo certo ter o valor real garantido na compra de seu patrimônio.

ABraços

Investidor Respondido em 18 de abril de 2019.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.